Homem é preso por maus-tratos a animais; tipo de ocorrência cresce no final do ano

Um homem de 50 anos foi preso em Marília por maus-tratos a animais neste domingo (13) no Santa Antonieta, zona norte da cidade. O caso foi registrado justamente no período em que esse tipo de ocorrência aumenta consideravelmente, por conta do final do ano.

A Polícia Militar recebeu a denúncia e se deslocou até o endereço relatado. Durante a abordagem ao morador, foi constatada a presença de três cachorras em estado de maus-tratos.

Os cães apresentavam desnutrição, espasmos musculares, sarnas e infestação de carrapatos. Além disso, o ambiente em que estavam estava totalmente insalubre, sem comida e apenas com uma pequena vasilha de água.

De acordo com a médica veterinária que fez a captura dos animais, existe ainda a suspeita de que as cadelas estejam com leishmaniose e cinomose (virose grave e sem cura que atinge cães).

Os animais foram encaminhados para a empresa responsável pelo resgate de animais em situação de maus-tratos no município. O homem foi preso e encaminhado até a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília, onde ficou à disposição da Justiça.

Dezembro Verde

Durante o mês de dezembro o CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo) promove o Dezembro Verde, projeto idealizado para alertar a população sobre as graves consequências do abandono de animais e, também, fomentar a guarda responsável.

Vale lembrar que a pena prevista para quem abandonar ou maltratar animais sofreu mudanças em setembro deste ano. De acordo com a Lei Federal nº 14.064/20 a pena aumentou de um para cinco anos de prisão para quem cometer o crime de abandono ou maltrato a animais.

As ocorrências de abandono aumentam no mês de dezembro. “Acontece de famílias deixarem seus animais nas ruas, isentando-se da responsabilidade quando vão se ausentar para as viagens de férias e festas de fim de ano”, diz Cristiane Piazzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP.

Denúncia

Presenciou maus-tratos a animais e vai denunciar? Siga os seguintes passos:

-Reúna provas (fotos, vídeos, imagens de circuito de câmeras e áudios)

– Compareça até a delegacia de polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência

– Caso seja uma situação de abandono no meio de uma estrada ou via pública, registre a placa do veículo e acione a Polícia Ambiental

– Se possível, tente resgatar o animal ou entre em contato com ONGs de resgate


Fonte: D Marília

Comentários